Como consertar sua janela de vitral

Se você tem alguma experiência em artesanato com vitrais, consertar seus vitrais velhos ou danificados é um projeto que você mesmo pode considerar fazer. Este artigo pressupõe que você tenha pelo menos alguma experiência neste ofício. Se a sua janela é muito valiosa, se não tem experiência na fabricação de vitrais ou se não tem confiança em suas habilidades, esta é uma tarefa que você pode deixar para os profissionais. Caso contrário, o processo é muito parecido com a criação de uma nova janela de vitral e até um pouco mais fácil no sentido de que você não precisa fazer muito, ou mesmo cortar o vidro.

Problema nº 1: Os cames dos vitrais com chumbo têm cerca de setenta anos (ou mais) e se tornaram quebradiços, causando protuberâncias ou quebra.

Isso geralmente começa a acontecer em uma janela de vitral com mais de setenta anos de idade. O chumbo não apodrece nem enferruja, mas perde a elasticidade e torna-se quebradiço com o tempo. Se não for supervisionado, pode fazer com que os vitrais caiam ou quebrem também.


A solução:

Recolocando a janela. Isso consome tempo, mas vale muito a pena restaurar seu vitral à sua beleza e integridade originais. As seguintes etapas devem ser executadas:


1. Tire uma fotografia da janela e meça os cames de chumbo para ajudar a reconstruí-la mais tarde.

2. Retire o painel da moldura da janela e remova a moldura do painel.

3. Em seguida, você precisará desmontar todo o painel usando o ferro de solda para soltar a solda e retirar com cuidado os cames antigos dos pedaços de vidro.

4. Descarte o chumbo velho de maneira ecologicamente correta. Provavelmente, você deve levá-lo a uma instalação de reciclagem de metal.

5. A seguir, cada pedaço de vidro deve ser cuidadosamente limpo e seco. Coloque as peças no lugar para não se confundir mais tarde.

6. Remonte o painel usando novos cames de chumbo na mesma largura do original.

7. Os pedaços de vitrais quebrados devem ser rastreados e combinados o mais próximo possível a um novo pedaço de vidro cortado com o padrão que você criou. Outra opção, se você tiver todas as peças quebradas e não conseguir combinar com o vitral suficientemente ou não quiser colocar novas peças, é usar finas cames de chumbo para manter as peças quebradas juntas. Esta opção provavelmente tornará óbvio que a janela foi reparada, portanto, use com cuidado.

8. Novo cimento deve ser aplicado em ambos os lados

9. Novas barras de reforço devem agora ser colocadas.

10. O painel de vitral agora está pronto para ser emoldurado e pendurado novamente.


Esse processo deve ser feito quando a janela estiver perto dos setenta anos. Seguir as etapas acima deve resultar na restauração completa de seu vitral e deve ser tão estruturalmente sólido quanto um novo.

Problema nº 2: um painel de vitral em uma janela com menos de 70 anos está quebrado.


A solução:

Isso dependerá da localização da peça quebrada. Se estiver perto da borda externa, você pode conseguir quebrar cuidadosamente a peça danificada para fora da estrutura e usar o ferro de solda para soltar os cames de chumbo e, em seguida, soldar novamente a nova peça no lugar como no nº 7 acima . Se a peça quebrada estiver em um local difícil ou se houver várias peças quebradas, você pode reconduzir a janela inteira seguindo as instruções acima. Se houver uma pequena rachadura, você pode considerar o uso de um kit de reparo de vidro da oficina automotiva. Eles são usados para consertar pequenas lascas e rachaduras nos pára-brisas e, se o dano for leve, pode ser uma forma adequada de reparar a rachadura e evitar maiores danos.

Há uma série de outros pequenos reparos que você pode fazer por conta própria, como pintar novamente as áreas que descascaram, mas eles precisarão ser removidos e queimados novamente e você pode consultar um profissional para obter ajuda com isso. Restaurar seu vitral pode ser um processo trabalhoso, mas vale a pena preservar sua beleza original e fazê-la durar para as gerações futuras.

Voltar