Repare seu XP - Reinstale seus arquivos!

A maioria dos usuários do Windows notará que, com o passar do tempo, o sistema parece ficar cada vez mais lento. Isso não é uma ilusão! Essa desaceleração do sistema é real e pode ser bastante irritante. Mas há algo que você pode fazer e que deve fazer parte da sua manutenção de rotina. Tentarei primeiro descrever o problema.

Uma coisa que faz com que seu sistema fique lento é que conforme os arquivos são armazenados em seu disco rígido, seus arquivos podem ter que ser quebrados e salvos em fragmentos e ficam espalhados por todo o disco rígido. Isso pode acontecer por vários motivos que não abordaremos aqui, mas nem é preciso dizer que leva mais tempo para ler esses arquivos fragmentados quando seu sistema precisa deles.

A maioria dos usuários do Windows XP e de outros sistemas pode "consertar" facilmente esses problemas. A manutenção normal e de rotina pode resolver a maioria desses tipos de problemas de velocidade do PC. Existe um utilitário denominado 'Utilitário de desfragmentação de disco integrado no sistema operacional que pode corrigir esse tipo de problema. Este utilitário irá 'desfragmentar' os arquivos em sua unidade. Este termo é usado para o processo de varredura do sistema de arquivos e reunir os arquivos divididos em partes consecutivas. Nesta lição, usaremos o utilitário Desfragmentação de disco e desfragmentaremos seu disco rígido. Vamos começar.

A desfragmentação é uma das maneiras mais fáceis de aumentar o desempenho do seu PC. A frequência com que você deve fazer isso dependerá diretamente da quantidade de uso. O utilitário Desfragmentador de disco reorganizará esses arquivos fragmentados em arquivos contíguos, aumentando assim a confiabilidade e o desempenho do disco rígido.

Este utilitário pode ser aberto de várias maneiras diferentes. A forma mais comum é esta: Clique em 'Iniciar' no canto inferior esquerdo da tela. Em seguida, clique em cada opção de menu sucessiva:

Iniciar | Todos os programas | Acessórios Ferramentas do sistema | Desfragmentador de Disco

Depois que o botão 'Analisar' for clicado, o programa Desfragmentador de disco dirá se acha que seus arquivos precisam ser 'Desfragmentados'. Se você quiser ir em frente e fazer isso, basta clicar no botão Desfragmentar.

Se você for um usuário médio de PC, o utilitário Desfragmentador de disco padrão fará um bom trabalho em manter suas unidades desfragmentadas e ajudará a manter o desempenho máximo do sistema.

O ponto importante é que qualquer produto que você decidir atender ao seu nível de necessidade, não fará nenhum bem, a menos que seja feito regularmente. Faça parte da manutenção regular do seu sistema.

Voltar